Thera: Cenário perfeito na Serra Catarinense



Inaugurada há dois anos e projetada para ser uma das vinícolas mais belas do Brasil, a vinícola Thera já é referência em matéria de enoturismo e experiências que envolvem vinho, arte e natureza. O projeto foi idealizado pela Studio Archea, escritório de arquitetura do italiano Marco Casamonti, responsável pela construção da vinícola Antinori em Florença, uma das mais visitadas do mundo. Sustentabilidade é a marca da Thera. O espaço da vinícola é todo recortado pela mata nativa, parreiras, araucárias, lagos,montanhas de pedra e muito verde. A natureza é exuberante e o terroir único. O Thera Wine Bar by Dijon que funciona apenas aos finais de semana está entre os mais bem avaliados do TripAdvisor . O  chef Fernando Giusti comandando a cozinha. O menu foi todo elaborado com produtos regionais com destaque para o cordeiro e a truta, sempre acompanhado por um sommelier e harmonizado com os vinhos da vinícola.  No ano passado foi inaugurado dois novos espaços. Um deck localizado no meio dos vinhedos de frente para um lago com local para parrillas e a Pousada Fazenda Bom Retiro.

Sobre os vinhos

A Thera tem seis rótulos disponíveis no mercado e já coleciona vários prêmios. O principal deles é o do Guia Adega de Vinhos 2017/18, que elegeu o Rosé como o melhor do Brasil, recebendo 91 pontos, assim como o Sauvignon Blanc que também foi eleito o melhor pela revista Decanter América do Sul. Recentemente foram premiados no Concurso Wines of Brazil Awards 2019, realizado pela ViniBraExpo, no Rio de Janeiro, quatro rótulos da vinícola  com medalhas Gold e uma Commended. Os vinhos Thera Rosé/2018, Chardonnay/2017, Thera Madai/2017 e Thera Sauvignon Blanc/2017, receberam as medalhas de ouro e o espumante Auguri o selo azul.

Thera Rosé (Melhor Rosé do Brasil – Guia Adega 2017/2018) cuja proposta é a de um Rosé mais leve, delicado, fresco e elegante.

Thera Sauvignon Blanc (91 pontos – Guia Adega 2017/2018 e melhor Sauvignon Blanc pela revista Decanter América do Sul) com destaque pela incrível complexidade aromática e boa acidez que representam a tipicidade da região da Serra Catarinense;

Thera Chardonnay Lote 01 (Medalha de Ouro – Brazil Wine Challenge e  melhor vinho branco tranquilo pela revista Decanter América do Sul), um cuvée de safras 2015,2016,2017 com parcela fermentada e envelhecida em barricas de carvalho francesa de 1º uso;

Thera Madai Lote 1 primeiro vinho tinto da Thera, é um blend de castas francesas Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Malbec com passagem por carvalho francês de 1º uso.

Thera Auguri Brut espumante com predomínio de Chardonnay + Pinot Noir e Riesling com proposta de leveza e delicadeza. Adquiriu complexidade de um Charmat que amadureceu 13 meses em autólise.

Thera Auguri Champenoise Blanc de Blanc  espumante Natural Brut elaborado pelo método Champenoise com uva Chardonnay, com uvas colhidas manualmente.