Receita de Panettone da Benvenuta no Jornal Notícias do Dia



Panettone, o sabor do Natal, em uma receita secreta perfumada e macia

Natal sem panettone não é Natal. Descobrimos uma receita secreta. Vamos fazer?

O pão que ficou muito famoso mundialmente por ser consumido no Natal foi criado em Milão. O boulanger William Santos, conta a lenda: ” – um erro de um assistente do padeiro, após ter trabalhado horas a fio na véspera de Natal, fez com que as frutas cristalizadas fossem colocadas no pão e não em uma torta. Para consertar o “erro” o assistente colocou ainda mais ingredientes, como manteiga e ovos. O resultado da massa? O Panetone fofinho, molhadinho e com um sabor de Natal.”

Quer saber como fazer um panettone inspirado na legítima receita italiana? Conseguimos a receita secreta na Benvenuta Pães, onde essas delícias estão à venda

Panettone macio e molhadinho - Maniky Bittencourt/ND
Panettone macio e molhadinho – Moniky Bittencourt/ND

 

Panettone da Boulangerie Benvenuta
1kg de farinha de trigo
350g de frutas cristalizadas
280g uvas passas
180g açúcar branco
40g leite em pó
15g fermento biológico seco
400ml de água gelada
10g essência de panettone (pode ser substituída por essência de laranja ou limão)
6 gemas de ovos
150g de manteiga
10g de sal
1 colher (sopa) de rum

1. O primeiro passo é fazer o que os padeiras chamam de “esponja”: você coloca 200gr de trigo, 200ml de água e 15gr de fermento biológico seco. Misture bem e reserve, até que fique com o aspecto esponjoso.
2. Em um recipiente fundo, reserve as uvas passas e coloque água fervendo e uma colher de rum. Deixe hidratar.
3. Para fazer a massa do pão, é preciso uma bacia funda e grande. Comece colocando a 800g de farinha de trigo, as 6 gemes de ovos e a essência de panettone. Você pode misturar com as mãos, como sovar um pão, ou em uma panificadora que mistura massas. Na mão misture por 5 minutos e na máquina bata por 2 minutos na velocidade 1. Na sequência acrescente a “esponja” e misture bem na velocidade 1 por 10 minutos ou na mão, deixe a massa bem misturada por cerca de 15 minutos.
4. Depois coloque sal e manteiga, misturando por mais 15 minutos na máquina na velocidade 2 ou à mão por cerca de 20 minutos. Acrescente as frutas cristalizadas e deixe misturar por mais 2 minutos na velocidade 1 ou 5 minutos na mão. Até que a massa fique ao ponto de véu.
5. Deixe a massa descansar por até 30 minutos ou mais. Depois que já tiver quase que o dobro do tamanho, corte em 5 porções iguais. Coloque cada um em uma forma e leve ao forno por 45 minutos, em 3 temperaturas. Isso para que a massa não asse apenas por fora, mas dentro também. A técnica é deixar 15 minutos em 180°C, passando para 170°C por mais 15 minutos e o restante em 160°C. Certifique-se que a massa esteja pronta, colocando um medidor, pode ser um palito, uma faca ou outro objeto pontiagudo higienizado.
6. Pronto! Agora é só você esperar esfriar e decorar o seu panettone com frutas frescas, doces e outras delícias a seu sabor.
7. Não esqueça que é um alimento perecível e deve ser consumido logo.